Receitas Casa da Pupunha

Aqui você vai encontrar algumas sugestões de receitas testadas e aprovadas pela Casa da Pupunha. Em se tratando de cozinha o céu é o limite, por esta razão acreditamos ter explorado muito pouco do universo de receitas que podem ser feitas com esta maravilhosa matéria prima chamada Palmeira Pupunha.

Torta de Palmito Pupunha

Ingredientes:

 

Massa: 3 xícaras de farinha de trigo, 100 g de margarina, 1 xícara de leite, 1 ovo, 1 colher de (sopa) de fermento, sal a gosto.

 

Recheio: 1 cebola grande, 2 tomates sem pele e semente, 2 dentes de alho moído, 100 g de queijo parmesão ralado, 300 g de palmito Casa da Pupunha in natura, sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.

 

Modo de preparo:

 

Preparo da Massa: Misture tudo, amasse bem. Forre uma forma untada e enfarinhada com a metade da massa. Coloque o recheio, cubra com o restante da massa. Passe gema e leve para assar. Salpique com queijo parmesão ralado.

 

Preparo do Recheio: Frite a cebola, junte os tomates com os palmitos picados cozinhe até o palmito ficar macio. Dilua 1 colher de (sopa) de farinha de trigo com 1 copo de leite e coloque no refogado, junto com o parmesão. Deixe esfriar para o recheio.

 

Por: Rogério e Franceli

Risoto de Palmito Pupunha e Camarão

Ingredientes:

 

2 xícaras de chá de arroz Arbório, 60 g de  manteiga, 50 ml de azeite, ½ cebola picada, ½ copo de vinho branco, 6 colheres de requeijão, 1 ½ tabletes de caldo de legumes ou carne, 5 xícaras de chá de água fervendo, 200 g de Palmito Pupunha da Casa da Pupunha, 300 g de camarão sem casca, 100 g de camarões secos, 100 g de queijo ralado parmesão e sal à gosto.

 

Modo de preparo:

 

Refogar a cebola na manteiga e no azeite. Refogar o camarão em outra panela com azeite e sal. Acrescentar o arroz e refogar. Colocar o vinho branco e o caldo de legumes, com a água fervendo. Mexer aos poucos até cozinhar o que deve levar de 15 a 20 minutos. Quando o arroz estiver ao dente retirar do fogo e adicione o palmito, o camarão, o requeijão e o parmesão ralado. Misture deixe repousar e decore com os camarões secos.

 

Por: Rogério e Franceli

Encondidinho de Palmito Pupunha com Bacon

Ingredientes:

 

600 g de mandioca, 300 g de palmito, 150 g de bacon, 1 cebola, 2 tomates sem pele e sementes, 200 g de mussarela, manjericão fresco ou desidratado, 2 dentes de alho, sal e pimenta do reino à gosto.

 

Modo de preparo:

 

Cozinhar a mandioca com um pouco de sal e um fio de óleo. Quando estiver bem mole esmagar com um garfo a mandioca até tem uma massa homogênea. Picar o alho, a cebola e o tomate refogando. Picar o palmito adicionando ao refogado.  Forrar uma assadeira com o refogado. Picar o bacon em cubos miúdos e fritar bem. Forrar o refogado que se encontra na assadeira com o bacon frito. Cobrir o recheio com a massa de mandioca. Cortar fatias de mussarela e cobrir o recheio de mandioca. Colocar o manjericão por cima da mussarela e levar ao forno para gratinar.

 

Por: Rogério e Franceli

Filé de Lombo com Coração de Palmito

Ingredientes:

 

250g de coração de palmito, 1kg de filé de lombo, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 30g de margarina ou manteiga, 1 colher de sopa de óleo, algumas fatias de pimentão de diversas cores e 50 g de bacon.

 

Molho:

 

450g de molho de tomates, ½ cebola, 1/2 xícara de vinho tinto seco, 1 colher de chá de açúcar mascavo, 2 colheres de chá de vinagre branco, 1 dente de alho socado.

 

Modo de Preparo:

 

Para fazer o molho, pique o tomate e a cebola e refogue em uma panela junto com o vinho tinto, o açúcar, o vinagre e o alho. Tire os excessos de gordura da carne, corte-as em cubos de 3 cm tempere com sal a gosto e empane com farinha de trigo. Depois aqueça a manteiga e o óleo e frite até dourar. Passe a carne para uma caçarola e derrame o molho por cima. Cozinhe em recipiente tampado, em fogo moderado por 2 horas, até ficar bem macia (se tiver pressa, pode colocar na pressão). Adicione o palmito e a pimentão em fatias 30 min. antes do final do cozimento.

 

Por: Rogério e Franceli

Palmito Assado

Ingredientes:

 

1 Aste de palmito inteira e com casca, queijo parmesão ralado, ervas finas variadas, azeite de oliva e sal a gosto (preferencialmente grosso e moído) - para quem gosta pode ser utilizada pimenta do reino moída na hora.

 

Modo de Preparo:

 

Cortar a aste do palmito em partes que caibam no forno e na assadeira (normalmente as astes tem tamanho grande e não cabem nos fornos padrão). Embalar as partes de palmito em papel alumínio - 2 ou 3 voltas. levar ao forno ou a churrasqueira e deixar cozinhando até o momento em que se espetando com faca pontiaguda conseguir transpassar o palmito com facilidade - forno em média 40 minutos e churrasqueira em média 1 hora. Cortar a aste no sentido da fibra e colocar o tempero a gosto regando com bastante azeite. Leve novamente ao forno para dourar.

 

Por: Rogério e Franceli

Bolo de Palmito Pupunha com Atum

Ingredientes:

 

3 ovos, 1 copo de leite, 1/2 copo de óleo, 1 colher de (sopa) de fermento, 12 colheres de (sopa) de farinha de trigo, 300g de palmito, 1 lata de atum ou sardinha, azeitonas verdes sem caroço.

 

Modo de preparo:

 

Picar o palmito, azeitona e o atum ou sardinha e reservar. Bater todos os outros ingredientes no liquidificador até ficar uniforme. Misturar com uma colher os ingredientes reservados, colocar em uma forma previamente untada e levar ao forno – pode-se colocar queijo parmesão ralado.

 

Por: Rogério e Franceli

Moqueca de Palmito Pupunha

Ingredientes:

 

500g do palmito in natura cortado em rodelas de 1 cm, 1 cebola grande cortada em rodelas, 3  tomates sem pele e sem semente, 3 pimentões cortados em rodelas (1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo), 1/2 xícara de chá de azeite de dendê, sal e pimenta a gosto, cheiro verde e cebolinha picada, 1 xícara de leite de coco.

 

Modo de preparo:

 

Corte todos os ingredientes em rodelas, colocando-os em camadas uniformes. Cubra com azeite de dendê e leve ao fogo brando até o palmito ficar macio ao toque do garfo.Não é necessário cobrir a panela.  Finalize a moqueca, acrescentando o leite de coco e a salsa e cebolinha. Sirva acompanhado de arroz branco.

 

Por: Rogério e Franceli

Rocambole de Palmito e Gongonzola

Ingredientes:

 

1 rolo de massa pronta para pastéis, 2 tomates, 1 cebola, 150 g de queijo Gorgonzola, 100 g de queijo mussarela, 100 g de queijo Parmesão ralado 250 g de Palmito Pupunha, orégano, azeite e sal à gosto.

 

Modo de preparo:

 

Picar o palmito, o tomate sem sementes, a cebola e gorgonzola. Esticar a massa de pastéis sobre uma superfície lisa (em torno de 80 cm). Fazer uma mistura com o tomate, a cebola e o gorgonzola até ter uma mistura homogênea, temperando-a à gosto com sal. Espalhar a mistura sobre a massa. Cortar a mussarela em fatias finas e colocar sobre a mistura. Colocar o palmito picado sobre a mussarela fatiada. Enrolar a massa formando um rocambole e dar duas voltas no final, Preparar uma assadeira de metal ou vidro, previamente untada e farinhada.Cortar  o rocambole em fatiadas de aproximadamente 2 cm. Distribuir as fatias sobre a assadeira. Regar generosamente com o azeite. Salpicar com queijo parmesão ralado e levar o forno por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

 

Por: Rogério e Franceli

Pizza de Palmito Pupunha

Ingredientes:

 

Massa: 3 xícaras de farinha, 1 xícara de água, 10 g de fermento biológico instantâneo, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de açúcar e 4 colheres de sopa de azeite.

 

Recheio: 200g de palmito, 1/2 cebola fatiada, 300 g de mussarela, algumas azeitonas a gosto e orégano.

 

Modo de preparo:

 

Massa: Misturar todos os ingredientes em uma vasilha e bater até a massa ficar compacta e lisa. Deixar a massa crescer até dobrar o tamanho. Esticar com rolo. Se o forno for à lenha a massa pode ser colocada diretamente no fogo já com o recheio, mas se for forno a gás deve ser pré-assada a massa antes de colocar o recheio.

Esta receita rende 4 massas finas em forma média.

 

Montagem da Pizza: Picar o palmito forrando a massa, cobrir com a mussarela e depois com a cebola, as azeitonas e o orégano. Colocar para assar.

 

Por: Rogério e Franceli

Lagarto Recheado com Palmito

Ingredientes:

 

1 aste de palmito, 1kg de lagarto, 300 g de bacon, 1 tablete de caldo de carne, 3 cabeças de alho, 1 cebola picada, 2 tomates picados, sal e pimenta a gosto.

 

Molho:

 

Bate no liquidificador os tomates, a cebola, o alho, o caldo de carne, o sal e a pimenta.

 

Modo de Preparo:

 

Cortar o lagarto em forma de manta e colocar o molho deixando-o guardar por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro (prefencialmente). Após o período de guarda, abrir a carne com a gordura para dentro colocar fatias de bacon sobre ela. Descascar a aste de palmito deixando somente o coração do palmito na medida da carne. Enrolar a carne mantendo os corações de palmito no centro do rolo. Levar ao forno embalado em papel plástico ou alumínio por cerca de 40 minutos. Retirar a carne da embalagem e voltar ela para forno para dourar virando por duas vezes para dourar toda a peça.

 

Por: Rogério e Franceli

© 2013 by Casa da Pupunha. Nenhum animal ou vegetal foi prejudicado nas tomadas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now